escritório jardim botâncio
Localização Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Fase Concluído
Início do Projeto 2020
Fim da Construção 2020
Área Construída 20m²
Execução da Obra Eduardo
Marcenaria e Serralheria Adonias
Projeto de Arquitetura AIA Estúdio e Ana Neri Estúdio de Arquitetura
Colaboradores Victoria Januzzi
Fotografia André Nazareth
O projeto de arquitetura para o Escritório Jardim Botânico teve como premissa a ampla conexão com o ambiente externo da casa.
Conexão esta não só visual, mas também física, marcada pelo novo acesso à área externa.
A esquadria preexistente ,que antes configurava uma janela fixa, após a reforma foi adaptada para o novo uso como porta de correr dando acesso à nova varanda construída, que por sua vez dá acesso à área externa da casa.
Tanto a nova esquadria reformada quanto a estrutura de guarda corpo da nova varanda mantiveram madeira e desenho cuja matriz vem dos originais da casa.
Decisões para o interior do espaço, como o posicionamento da mesa de trabalho e o uso de um espelho alinhado com a vista verde, contribuíram para reforçar a ideia de integração entre os espaços interno e externo.
A mesa de trabalho em chapa metálica atravessa e se apoia sobre a estante, também em chapa, que ocupa toda a extensão da parede lateral. O contraste entre as cores branco e azul das chapas marca esse atravessamento e favorece a leitura dos elementos. Além de abrigar os livros, a estante também exerce a função de apoio imediato a mesa de trabalho.
Alguns vazios da estante são fechados para configurar armários e gavetas necessários ao armazenamento de intens que não deviam ficar expostos. Os fechamentos foram feitos em novo tom de madeira (mais escura) para contrastar com as preexistentes.
O banco de concreto ocupa a parede oposta em quase toda sua extensão de modo a prolongar e integrar o pequeno hall do ambiente ao escritório. O banco agrega uma nova materialidade que completa a paleta de cores do projeto e oferece diversas possibilidades de ocupação.