domenica botafogo

Localização Botafogo, Rio de Janeiro
Fase Concluído
Início do Projeto 2016
Fim da Construção 2016
Área Construída 120 m²

Marcenaria e Serralheria Arqui Móveis


Execução da Obra
 -
Marcenaria Arqui Móveis
Serralheria Arqui Móveis
Projeto de Arquitetura 
AIA Estúdio
e Ana Neri Estúdio de Arquitetura
Fotografia Nicolas Boulette

O casarão que hoje abriga a pizzaria Domenica fica na Rua Capistrano de Abreu, cujo nome foi uma homenagem ao antigo dono do casarão, o historiador João Capistrano Honório de Abreu (1823-1927).

 

Após anos de abandono, sua ocupação exigiu uma intervenção atenta e comprometida com o valor histórico do edifício.

O projeto teve como premissa restaurar e enfatizar os elementos originais da casa. No exterior, fachadas e esquadrias foram restauradas. No interior, a opção por descascar e restaurar completamente a superfície interna das paredes, evidenciando os tijolos maciços que estruturam a casa, é o que determina a ambiência do espaço. Foram mantidas preexistências como parte do piso em ladrilho da entrada e o segundo piso que configura um mezanino.

 

A escada original já não existia na ocasião, então foi projetada uma nova escada com características distintas, porém mantendo a localização original.

 

A escolha da materialidade dos novos elementos inseridos pontualmente como a escada em estrutura metálica e madeira, teve como proposta estabelecer uma relação de contraste com o preexistente, evidenciando tempos distintos das camadas que compõe o espaço.